Nota Oficial sobre a Operação Carne Fraca

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vem a público emitir total apoio à ação da Polícia Federal que investiga o envolvimento de algumas empresas com esquema de venda ilegal de carnes. Defendemos rígido processo de apuração e, mediante comprovação, punição severa apropriada à gravidade da situação.

Lamentamos a existência dessas denúncias e de possível atuação irresponsável de grupos isolados de representantes da indústria frigorífica e de fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura. Essas acusações contrariam todo o esforço da nossa classe de produtores rurais que segue rígidas normas de segurança para a produção de carne bovina.

Dentro da porteira, nosso trabalho tem sido incansável em busca de um produto final de qualidade para o consumidor. A ABCZ e seus associados levantam a bandeira do melhoramento genético, estimulando investimento em tecnologias para a produção de animais superiores e precoces, levando assim carne de alto padrão ao mercado interno e externo, este já representado por mais de 130 países.  

Uma credibilidade construída há décadas e reconhecida internacionalmente, que não pode ser comprometida pela irresponsabilidade de uma divulgação generalizada de informações à população.  Reiteramos nossa confiança na atuação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e nos produtores brasileiros e acreditamos que essa ação da PF vai incentivar a modernização da fiscalização do processo frigorífico, acompanhando os avanços que há tempos já fazemos no campo. E assim, respaldando e promovendo essa garantia de que a carne brasileira é, indiscutivelmente, muito segura.