2° Leilão Marcas Fortes ofertará touros Nelore PO com MGT médio de Top 4%

Com promoção dos plantéis Beabisa Pecuária e Fazenda Bacuri, o remate será virtual e acontecerá dia 26 de setembro a partir das 21h
 
O Mérito Genético Total (MGT) e a Diferença Esperada na Progênie (DEP) são ferramentas que auxiliam os pecuaristas de gado de corte a selecionar reprodutores de alto valor genético. Com o objetivo de atender esta demanda do mercado, a Beabisa e a Bacuri tomaram a iniciativa de reunir plantéis renomados na raça Nelore para oferecer 116 touros, divididos em 85 lotes, através de um leilão virtual. Todos os reprodutores possuem avaliações genéticas desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN)/ANCP e Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB)/USP. São parceiros os criatórios: Fazenda Europa, Mundo Novo, Nelore Gironda, Nelore da Hora e Quilombo.
 
Segundo os promotores Beatriz Biagi e Gabriel Luiz Peixoto Seraphico da Silva, os animais ofertados são touros fortemente melhoradores que irão contribuir positivamente para a evolução dos criatórios. Eles complementam que o catálogo de animais do Leilão Marcas Fortes fornece ao pecuarista informações genéticas fundamentais para a escolha de animais que satisfaçam os objetivos de sua criação, como as DEP´s, o MGT e o Percentil. 
 
“A DEP representa a metade do valor genético do animal, e indica a capacidade de transmissão genética do indivíduo, para uma determinada característica de importância econômica, de maneira a possibilitar comparações entre reprodutores avaliados no mesmo programa de avaliação”, explica Beatriz Biagi, do plantel Beabisa. “Já o MGT, que é calculado pela ANCP, auxilia o criador a selecionar animais geneticamente superiores de forma mais harmônica para as características de importância econômica: crescimento, reprodução, habilidade maternal e fertilidade”, complementa Gabriel Seraphico, da Fazenda Bacuri.
 
Para finalizar, eles complementam que o Percentil (TOP%) indica qual a posição do animal para determinada DEP ou MGT, relativo ao número de animais avaliados. Gabriel lembra aos Neloristas o seu antigo lema: “O touro de hoje é o rebanho de amanhã”. Segundo ele, esse lema pode ser expresso em números: sob condições usuais, em um rebanho, “O touro representa de 84% a 86% de todo o melhoramento genético que pode ser alcançado” cita Gabriel, baseando-se na publicação Seleção de Touros (2011) de Rosa e colaboradores.
 
O 2º Leilão Virtual Marcas Fortes será transmitido ao vivo através do Canal Rural e a leiloeira responsável será a Programa Leilões. Informações complementares podem ser obtidas através do telefone (17) 3392-2389, (19) 9856-7742 e (16) 8180-7492 com Edson Simielli, da Beabisa Agropecuária e também (17) 8115-6868 com Gabriel ou (11) 8555-6868 com Maria do Carmo, da Fazenda Bacuri.