Missão dos EUA vistoria frigoríficos de MS para importar carne in natura

País quer importar carne bovina in natura do Brasil, mas avalia qualidade.

Equipe avalia qualidade de frigoríficos da capital, Bataguassu e Naviraí .
Uma missão norte-americana está em Mato Grosso do Sul para vistoriar a qualidade dos frigoríficos que exportam carne bovina para os Estados Unidos. O país pretende importar carne in natura do Brasil e, por isso, avalia também a equivalência dos serviços de inspeção entre os países.

O grupo de auditores, entre eles um veterinário, desembarcou em Campo Grande nesta terça-feira (10). Nesta quarta-feira (11), os técnicos visitam um frigorífico da capital sul-mato-grossense e nos próximos dias outros dois frigoríficos em Bataguassu e Naviraí também serão vistoriados.

As vistorias fazem parte das negociações para futura habilitação para a venda de carne in natura aos norte-americanos. Atualmente, os Estados Unidos importam apenas carnes processadas e enladas produzidas no Brasil. O desafio agora é provar que o país também pode oferecer produtos de qualidade e com a segurança alimentar exigida pelos americanos.
Para o fiscal federal agropecuário Carlos Eduardo Tedesco, que acompanha o trabalho dos auditores no estado, a habilitação deve sair até o início de 2016.

A missão nas principais unidades exportadores deve durar sete dias e pode significar um sinal verde para a cadeia produtiva do estado. Além de Mato Grosso do Sul, os auditores norte-americanos irão vistoriar frigoríficos nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Fonte G1