Campeonato Modelo Frigorífico será uma das novidades da ExpoZebu

A ABCZ e as Associações Promocionais das Raças Zebuínas começaram a definir diretrizes técnicas e de fomento para a ExpoZebu 2017 e para outras feiras. Na última segunda-feira (07/11) representantes de todas as associações reuniram-se com diretores e técnicos da ABCZ para avaliar as propostas de mudança para ExpoZebu. Participaram da reunião os presidentes e diretores Técnicos ou representantes das seguintes promocionais:  Associação Brasileira dos Criadores de Gir (ASSOGIR), Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil (ABCI), Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi), Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT), Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e da ABCZ.

ExpoZebu - Uma das novidades da ExpoZebu 2017 aprovadas na reunião é o julgamento do “Campeonato Modelo Frigorífico”. Outras sugestões recebidas e aprovadas, foram: Escolha dos jurados por indicação dos expositores; os julgamentos serão realizados por Jurado Titular e Assistente, independente do número de animais; a adoção de tempo máximo para julgamento de categorias e campeonatos. 
Já o julgamento Zebu a Campo não será mais realizado na ExpoZebu, passando possivelmente para a ExpoGenética. Para Marcelo Ártico, diretor de Relações com as Associações Promocionais da ABCZ e presidente da ABCT,  a reunião foi de extrema importância definindo ações conjuntas e positivas para todas as raças. “São os olhares ABCZ/PROMOCIONAIS - por uma ABCZ para todos que trabalha de forma evolutiva em prol do crescimento qualitativo e quantitativo de todas as raças zebuínas”, diz o diretor da ABCZ.

ExpoGenética e Show Rural Coopavel – Em relação a outras exposições, foram aprovadas sugestões como: Inclusão de uma prova de eficiência alimentar nas dependências das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) como umas das regras do PNAT, cuja etapa final acontece na ExpoGenética.

Também ficou definida a participação da ABCZ e das Promocionais na Show Rural Coopavel, em Cascavel/PR. A feira, que acontecerá de 6 a 10 de fevereiro de 2017, terá um estande da ABCZ para a divulgação das raças zebuínas, além de palestras de técnicos da entidade e exposição de animais promovido pelas promocionais como uma ação de fomento as raças.

Fonte: ABCZ