Hong Kong reiniciou importações de carne do Brasil

Decisão adotada nesta terça-feira acompanha comportamento de outros importantes compradores estrangeiros, como China, Chile e Egito


Hong Kong reabriu, nesta terça-feira, 28, a importação da carne brasileira. Na noite de ontem, houve teleconferência entre técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e autoridades de governo de Hong Kong, para esclarecer dúvidas que ainda existiam a respeito da Operação Carne Fraca. Veja aqui a lista atualizada sobre a situação dos mercados.

Permanecem fora frigoríficos que estão sendo auditados, em virtude da  suspensão temporária de licenças de exportação, adotada pelo próprio Mapa. A decisão foi adotada, desde a semana passada, pelo governo brasileiro com o objetivo de tranquilizar os consumidores do exterior e evitar prejuízos aos demais frigoríficos exportadores.

O anúncio da reabertura foi feito pelo Centro de Segurança Alimentar (CFS) ao consulado brasileiro no país, em resposta às últimas informações fornecidas pelas autoridades do país. O ajuste entra em vigor imediatamente. No último sábado, a mesma decisão de reabrir mercado, depois de embargo e restrições decorrentes da Operação da PF, havia sido tomada pela China, Chile e Egito, que também figuram entre os principais importadores.

Clique aqui e baixe a tabela com a lista atualizada sobre a situação dos mercados 

Fonte: Mapa