Confraternização AEV reuniu 150 pessoas na Fazenda Vassoural

O evento, que marcou o encerramento das atividades da Associação de Equoterapia Vassoural em 2012, foi emocionante e a alegria das crianças encantou a todos os presentes.
 
Na sexta-feira dia 14 de dezembro, Beatriz Biagi e sua equipe do Projeto da Equoterapia reuniram-se na sede da Fazenda Vassoural na cidade de Pontal/SP, aonde as atividades são realizadas, para recepcionar os 54 participantes do ano 2012 e seus familiares, para o encerramento oficial.
 
Contamos com a presença do profissional Cláudio Haddad, professor de equitação e horsemanship que demonstrou a interação/comunicação ‘homem X cavalo’ de uma maneira harmoniosa: “Para se comunicar bem com um cavalo é preciso ter claro, em primeiro lugar, que nós somos os seres dominantes e o animal, o ser dominado, ou seja: a ordem sempre partirá de nós, seres humanos, que temos capacidade de liderar.”, explicou Haddad.
 
Em seguida, foi feita uma apresentação de três praticantes sendo realizado um pouco do muito que eles alcançaram neste ano. De acordo com a fisioterapeuta Elaine Leite, que atua no projeto juntamente com as outras quatro profissionais. “A fila de espera para participar do projeto é grande, então, ficamos muito contentes com a evolução que conquistamos com estes praticantes durante todo o ano, pois é uma prova de que todos os nossos esforços estão sendo muito bem aproveitados”, ressaltou a fisioterapeuta.
 
Domingas Rodrigues Rosa, mãe do praticante Fabiano da Rocha de 30 anos, se emocionou bastante ao assistir o filho durante a apresentação. “Ele já participa da Equoterapia há um ano e meio, e percebemos o quanto ele conquistou firmeza nos movimentos, além de conseguir segurar objetos com mais facilidade”, que mora na cidade de Sertãozinho/SP. Outra mãe que também mostrou muita alegria ao assistir a filha foi Nilda Barboza da Silva, mãe da Natália Amarantes Silva, de Pontal/SP que com 7 anos frequenta o projeto há três anos. “A Natália é portadora de microcefalia e neste período que participa das aulas conseguiu adquirir postura e firmeza nos movimentos, além de se desenvolver como uma criança alegre e sociável”, ela comemora.
 
Para o encerramento do evento, os praticantes receberam uma medalha de “campeão” por todos os esforços e conquistas alcançados durante o ano, além de uma visita surpresa de um Papai Noel, que chegou de charrete e presenteou todas as crianças. 
 
É importante ressaltar que a AEV é uma Associação Civil sem fins lucrativos que funciona na Fazenda Vassoural, em Pontal/SP oferecendo atendimento gratuito às pessoas carentes com necessidades especiais de idades variadas. Em 2012 o projeto soma oito anos de atividades e, neste período, já foram assistidos mais de 180 praticantes, provenientes das cidades de Pontal, Sertãozinho, Pitangueiras, Ribeirão Preto, Morro Agudo e Cravinhos.