Mercado do cavalo Crioulo tem crescimento em Mato Grosso

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC

Na região Centro-Oeste, de acordo com dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a alta foi de 12,3%, acima da média nacional que chegou a 7,3% em um plantel de 377 mil animais em todo o país.
 
Mesmo com a concentração maior no Sul do Brasil, o Centro-Oeste tem sido um mercado atrativo. Isto se deve especialmente pela aptidão vaqueira do Crioulo no campo, que pela rusticidade está adaptado para o trabalho na pecuária extensiva.

– É uma região ligada à que vem crescendo em participação. A utilização do cavalo Crioulo nas propriedades está evoluindo – observa o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, Onécio Prado Junior. 
 
Além do uso como ferramenta na pecuária, as provas de laço também estão tendo um crescimento de participação do cavalo Crioulo, segundo Prado Junior. O dirigente afirma que os bons resultados obtidos pela raça tanto no esporte quanto no campo estão gerando curiosidade e interesse dos criadores e usuários de equinos.

– O que temos visto é o início de novos criadores que começam a aparecer, com potencial para serem grande criadores – analisa. 
 
O sentimento é compartilhado pelo presidente do Núcleo Mato-Grossense de Criadores de Cavalos Crioulos, Luiz Fernando Guerreiro, que acredita que a raça Crioula está voltando a ter um destaque na região, especialmente nos últimos dois anos.

– Um dos motivos é o trabalho do Núcleo com o apoio da ABCCC no fomento de eventos que mostram as particularidades do Crioulo para os interessados. Os criadores estão observando esta aptidão e rusticidade do cavalo Crioulo para o trabalho. Muitas pessoas estão entrando em contato conosco buscando mais informações – explica. 
 

Fonte: Canal Rural
Linkhttp://goo.gl/ZQNUYL