BeefExpo é apresentada como principal evento da Semana da Carne em SP

O maior evento latino-americano da Pecuária de Corte ocorre entre os dias 14 e 16 de Junho no Centro de Eventos Pro Magno


 

Principal capital financeira do Brasil, a cidade de São Paulo (SP), recebe, de 14 a 16 de junho, a BeefExpo & II Congresso Latino-Americano da Pecuária, que receberá milhares de pecuaristas nacionais e internacionais. Com uma programação inovadora de atividades e a presença de animais de elite em leilões e julgamentos, o mercado já denomina este evento como a “volta da Feicorte”. A apresentação ocorreu em 15 de fevereiro, com a presença de mais de 30 jornalistas e representantes de empresas, associações de raças, pecuaristas e entidades do setor. O local escolhido sediar a mostra é o moderno Centro de Eventos Pro Magno, localizado na Rua Samaritá, 230, na Zona Norte de São Paulo, que reúne toda a estrutura necessária.

“Resolvemos trazer o evento para São Paulo e estamos felizes com tamanha adesão. Ainda faltando quatro meses para sua realização, as 500 argolas já foram esgotadas e houve um overbooking de 350 animais, que só poderemos atender em 2017, quando a estrutura do local será ampliada. Fomos consultados por quase todas as grandes associações e, talvez, tenhamos de remanejar algumas reservas para que outras raças participem”, comemora Flávia Roppa, diretora de marketing e eventos da SafewayAgro, de Campinas (SP), promotora da BeefExpo.

Os julgamentos, leilões e exposições de cinco das principais raças zebuínas e taurinas (Nelore, Guzerá, Angus, Sindi e Senepol) figuram como grande diferencial, entretanto, isso não é tudo. A BeefExpo será palco de quatro leilões oficiais da Programa Leilões, cursos inéditos, lançamentos, homenagens, visitas monitoradas aos principais confinamentos e frigoríficos e três dias de conteúdo técnico exclusivo, com a realização dos painéis Beef Management e o Beef 360º.

Pela programação com uma série de atividades que enaltecem a força socioeconômica cadeia produtiva da carne bovina, pecuaristas a comparam à extinta Feicorte. “Era nossa principal mostra de pecuária, reunindo muitos animais e investidores. Eu adorava essa exposição e fiquei contente quando soube que ela renasceria com outro nome (BeefExpo) ”, disse Carlos Viacava, criador de Nelore Mocho que já garantiu estande no evento.

Também estiveram presentes no lançamento, Arnaldo Jardim, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e Francisco Jardim, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “O que a Safeway Agro está fazendo é extraordinário: está resgatando uma tradição que sempre foi importante. São Paulo não é o polo de produção, mas representa um papel muito importante no fomento de toda a cadeia produtiva da carne bovina”, destacou o secretário Arnaldo Jardim, depoimento que foi endossado por Francisco Jardim, do Mapa: “A chegada da BeefExpo é importante e será um grande prazer participar de maneira efetiva”, disse.

Destaques em potencial – Flávia Roppa destaca os painéis Beef Management e Beef 360º, que totalizam 65 palestras com conteúdo exclusivo sobre economia, lideranças, tendências globais, marketing, economia, tecnologias inovadoras e outros temas relacionados à gestão administrativa e produtividade pecuária.

Chama a atenção também aos seis cursos inéditos de rendimento e padronização de carcaças, que serão realizados em parceria com a Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (APTA). Cada um terá uma hora e meia de duração, com dinâmicas comparativas entre carcaças e também a identificação de diferenças sensoriais da carne.  Na ocasião, o pesquisador Fernando Dutra de Resende reforçará o conceito do Boi 7.7.7 (com 7@ na desmana, 7@ na recria e mais 7@ na terminação). “Nosso objetivo é demonstrar como converter todo o conhecimento adquirido em uma carne de melhor qualidade nossa pecuária”, comentou Flávia.

Como já mencionado, os julgamentos serão das grandes vedetes da BeefExpo, que abre a Semana da Carne, em São Paulo (SP), organizada pela Secretaria de Agricultura e Sociedade Rural Brasileira. É o único na programação com a presença de animais.   Duas pistas serão montadas nas instalações do Pro Magno, sem mencionar os 6 mil m² reservados para a exposição de tecnologias.

Mais eventos paralelos – Nomes reconhecidos pela opinião pública serão homenageados durante o “Melhores do Ano BeefWorld’2016”. Um curso especial de Dry Aged (um processo de “amadurecimento” da carne) também ganhou evidência, da mesma forma que a palestra especial da quinta edição do Rally da Pecuária, da Agroconsult. Já o Giro Agropecuário, é segmentado aos pecuaristas estrangeiros, com visitas monitoradas à confinamentos-modelo e indústrias frigorificas. “Estamos fazendo um trabalho de divulgação muito forte junto com a Apex para tentar trazer investidores internacionais”, revelou a diretora da Safeway.

Além de um balcão de produtos e serviços variado, três remates de Nelore, Angus e Guzerá da Programa Leilões e um shopping de animais Senepol completam o ambiente de negócios.

Simultaneamente ao julgamento, ocorrerá a Copa PradiphSingh da Raça Nelore, com a participação de criadores paulistas, paranaenses e sul-mato-grossenses, valendo pontos no Ranking Nacional. “Estamos ansiosos com o retorno grande vitrine para divulgar os investimentos que são aplicados na pecuária, mesmo diante do momento de instabilidade econômica”, conclui Pedro Gustavo Britto Novis, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

SERVIÇO

BeefExpo 2016
Data: de 14 a 16 de junho de 2016
Local: Pro Magno Centro de Eventos
Endereço: Rua Samaritá, 230 - Casa Verde (Zona Norte)
Horário de funcionamento: das 8 às 18 horas.
Facebook: www.facebook.com.br/beefexpo
Site: www.beefexpo.com.br
Telefone: (19) 3305 2295
E-mail: thais@ssp.com.br ou beefexpo@sspe.com.br