Cavalgada do Sertão ao Mar: Caminho do Ouro abriu a terceira semana de aventura

Por Luciene Gazeta
 

 
Saindo de Mariana, os quatro cavaleiros partiram desbravar os próximos 700 quilômetros que compõem o trecho completo do Antigo Caminho do Ouro, que parte de Ouro Preto rumo a Paraty/ RJ. Metade deste trajeto (320km) é composto por subidas e descidas e 82,5% é estrada de terra. Dia 19 de maio, os cavaleiros passaram por Cachoeira Alta rumo a Santo Antonio do Leite no dia 20 e 21 de maio, aonde pernoitaram. Esta cidade data de 1822, quando se tem sinais das primeiras casas e quando muitos escravos alforriados se alojaram aos poucos no local. 
 
Nestes dias, os cavaleiros passaram também por Engenheiro Correa, Miguel Burnier, Lobo Leite e Cachoeira do Campo, aonde visitaram o prédio da Antiga Coudelaria Real, edificação construída em 1730 para ser o Quartel da Cachoeira, teria recebido Tiradentes em 1789, durante a Inconfidência Mineira. O prédio foi transformado em Coudelaria em 1819, sendo adaptado para receber os cavalos que vinham do Reino para o Brasil, assinando um importante momento da história do Mangalarga. Ali, o Barão de Alfenas, precursor da raça Mangalarga no Brasil, mantinha um cavalo não pertencente ao local, conforme registros da Coudelaria datados dos anos 1821 a 1827. Desde 2102, a construção abriga o Centro Dom Bosco, e em 2014 foi tombado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural como Monumento Simbólico de Minas Gerais. 
 
Os próximos dias de Cavalgada do Sertão ao Mar foram intensos e atravessaram mais cidades de importância histórica. Dia 22/05, a cavalgada passou por Congonhas do Campo, que reúne o maior conjunto da arte barroca mundial e o apogeu da criatividade do mestre Aleijadinho, um escravo alforriado que buscava na leitura da Biblia a inspiração para suas figuras. A cavalgada percorreu nesta mesma data, também, as cidades de Alto Maranhão, Pequeri e São Brás do Suaçui, antes de entrar em Entre Rios no dia 23/05, cidade berço da raça de cavalos Campolina. No dia seguinte, 24/05, os cavaleiros partiram para Lagoa Dourada, conhecida por ser a capital nacional do legítimo rocambole, aonde fizeram um pouso. Em seguida, partiram para Prados, cidade que ostenta como mais belo cartão postal a imponente Serra São José, com 12 quilômetros de extensão, que se tornou uma Área de Preservação Ambiental APA.
 

Dia 25 de maio a Cavalgada do Sertão ao Mar chegou finalmente à famosa Tiradentes, cidade histórica de onde extraiam-se centenas de quilos de ouro, sendo um grande pólo turístico de Minas Gerais, atraindo turistas do mundo todo por conta de seu clima ameno, seu acervo turístico, recreativo e cultural de dar inveja, entre eles, a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia. Neste mesmo dia, os cavaleiros visitaram também Santa Cruz de Minas e São João Del-Rey, partindo no dia 26 de maio para São Sebastião da Vitória, cidade que ostenta como principal produto gastronômico o pão de queijo, e realiza anualmente o Festival do Pão de Queijo para atrair turistas e valorizar a economia local. Os cavaleiros passaram também por Caquende e Balsa, antes de seguir para Capela do Saco, dia 27 de maio, distrito que faz parte de Carrancas e é banhado pelo Rio Grande, um dos principais rios de Minas Gerais. 
 
A próxima parada acontecerá, justamente, na cidade de Carrancas, por onde passam 70 km da Estrada Real, continuando o percurso do Caminho do Ouro dando início a quarta semana de cavalgada.