5 dicas para selecionar um cavalo bom de sela.

Como selecionar um bom cavalo de sela?
 


A seleção de um bom cavalo de sela, começa muito antes de montar.
Para se obter um bom cavalo de sela, se faz necessário um projeto de criação, com estudo dos acasalamentos, visando sempre em produzir animais de qualidade, selecionado garanhões que acasalem bem com determinadas éguas, sempre pensando nas qualidades individuais, fenótipo associado a genótipo.

A partir desse momento, temos um projeto a ser trabalhado, com a base genética pronta.

Após o nascimento, inicia - se a influência do ambiente, que pode ajudar ou atrapalhar esse projeto pré estabelecido, ou seja, em condições favoráveis para a égua de alimentar bem, ingerir água fresca e ficar em uma área tranquila, auxiliará num bom desenvolvimento p esse potro, caso contrário, poderá perder desenvolvimento e sofrer alterações morfológicas que serão prejudiciais no futuro, como por exemplo a descalcificacão óssea, que poderá promover desvios ósseos, atrapalhando assim a longevidade esportiva desse animal.

Outro fator extremamente importante é o manejo desse potro desde o dia do nascimento (Imprinting), técnica utilizada para conquistar a confiança do potro.
Dessa fase em diante será muito importante para o desenvolvimento ideal desse potro a junção do manejo nutricional adequado com o manejo de bem estar animal desses potros para que possam, no futuro expressarem toda qualidade de um bom cavalo de sela, bem desenvolvido fenotipicamente e com uma mente livre de traumas.
Quando chegam na fase de doma, é o momento de mostrarem suas qualidades e habilidades que devem ser exploradas e lapidadas com o passar do tempo, respeitando sempre a idade e o limite individual de cada animal. Cuidados durante e após o treinamento levarão esse animal ter a longevidade esportiva. 
 

Sendo assim, um bom cavalo de sela deve apresentar uma boa base genética, associada com uma alimentação de qualidade e manejo competente, pois assim, um bom cavalo de sela poderá expressar todas as suas qualidades.

5 dicas de como selecionar um bom cavalo de sela:

Temperamento
Marcha
Rusticidade
Morfologia (Ângulos e proporções - ausência de desvios ósseos)
Genética


José Roberto Pires de Campos Filho
Médico Veterinário 
Técnico e Jurado da ABCCRM.